A ucrânia pode conseguir a produção conjunta de drones de ataque com a turquia — esta situação preocupa o inimigo no Donbass
A defesa da Ucrânia informou que comprará novos drones Bayraktar da Turquia. E eles serão precisamente ucranianos, com motores domésticos.
Anteriormente, o Telegraph escreveu que o Bayraktar já havia sido usado com sucesso no Donbass em outubro contra a artilharia das tropas de ocupação.
Evgenia Gaber, analista sênior do centro de pesquisa da Turquia moderna, analisou para o Telegraph o desenvolvimento da cooperação técnico-militar entre a Ucrânia e a Turquia.
“Bayraktar” em serviço com as forças armadas da Ucrânia – a partir do ano 2019
Nos últimos anos, a cooperação técnico-militar tornou-se uma base sólida para a parceria estratégica entre a Ucrânia e a Turquia, disse Eugenia Gaber.
“Essa cooperação está se desenvolvendo em diferentes direções, em diferentes projetos. Mas os drones são exatamente a história que mostra como essa cooperação dos dois países pode ser bem – sucedida: a combinação de tecnologia, capacidade de produção e recursos financeiros”, observa o analista.Ela enfatiza que os drones comprados na Turquia estão em serviço com as forças armadas da Ucrânia desde a 2019. E nas forças terrestres e navais.
“Em outubro, pela primeira vez, o Bayraktar foi usado exatamente como um drone de ataque. Anteriormente, eles eram usados principalmente para coletar informações de inteligência. O fato de A Ucrânia estar planejando comprar um novo lote de drones adicionais é uma continuação absolutamente lógica da cooperação com a Turquia. Temos de proteger a nossa integridade territorial. Ao mesmo tempo, como o lado ucraniano, O Ministério da Defesa, enfatizou repetidamente, para o propósito pretendido, os drones de combate serão usados apenas no caso de ações provocativas dos invasores russos. É para proteger a terra ucraniana, nossos militares, e não para escalar a situação na área de hostilidades”, enfatiza Evgenia Gaber.
Chegando a um novo nível
O analista enfatiza que, no ano passado, a cooperação Ucrânia-Turquia em drones atingiu um novo nível. E agora estamos falando não apenas e não tanto sobre transações comerciais (compra e venda), mas sobre a produção conjunta de UAVs.
“E essa confirmação é uma série de declarações e ações recentemente”, observa Eugenia Gaber. – Incluindo a assinatura de um acordo entre o Ministério da Defesa ucraniano e a liderança da empresa turca Bayraktar (fabricante de drones com o mesmo nome) – sobre a construção de um centro de treinamento e Centro de manutenção Bayraktarov na Ucrânia. Também houve informações de que a terra já foi alocada – e está prevista a construção de uma planta para a produção do UAV Bayraktar no território da Ucrânia. Isto foi afirmado pelo Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitry Kuleba, após uma reunião com o colega Turco Mevlut Cavusoglu em outubro em Lviv”.
O fato de que agora estão sendo concluídos acordos para o fornecimento de motores ucranianos ao lado turco são os próximos passos na direção certa, o especialista tem certeza. O objetivo final dessa cooperação, disse ela, é uma parceria de longo prazo para a produção conjunta de vários tipos de armas. Inclusive para sua entrega aos mercados de países terceiros.
Os UAVs permitem mudar radicalmente o curso das operações militares
O lado russo reage agudamente a tal cooperação entre a Ucrânia e a Turquia, ao uso do UAV Bayraktar pelo lado ucraniano. Ataques agudos Já foram feitos pelo Ministro das Relações Exteriores da Federação russa, Sergei Lavrov, presidente Vladimir Putin.
“É importante entender que os drones são o tipo de armas que permite mudar radicalmente o alinhamento de forças e o curso das operações militares. Assim como o resultado deles”, explica Eugenia Gaber. – Basta lembrar como há um ano os drones foram usados com sucesso pelo Azerbaijão em Nagorno-Karabakh. Assim como eles se mostraram na Líbia, na Síria. Eles permitem, sem o uso de artilharia pesada, garantir uma superioridade significativa no caso de uma escalada das hostilidades”.Segundo o analista, a cooperação entre a Ucrânia e a Turquia, inclusive na perspectiva de drones, ajuda a fortalecer a capacidade de defesa de nossos países, a conter a Federação Russa e também traz benefícios econômicos em termos da possibilidade de entrar nos mercados mundiais com seus produtos técnico-militares.
“Prevejo a continuação e expansão dessa cooperação, apesar da oposição da Federação Russa”, resume Eugenia Gaber.
Mais cedo, o Ministério da Defesa da Ucrânia observou que os drones são usados para proteger a independência da Ucrânia de acordo com a parte 51 do Estatuto da ONU. Além de uma dúzia de UAVs Bayraktar, que já estão em serviço, foi relatada a compra de duas vezes mais.
O ex-oficial de inteligência, chefe do departamento militar do fundo de caridade para a ajuda do exército “volte vivo” (“Vire-se vivo”) Andrei Rymaruk, em entrevista ao Telegraph, previu que o uso de drones de combate levaria o Donbass a uma guerra de um novo nível.
No futuro, os cães podem ter sua própria rede social O Reino Unido desenvolveu um aparelho telefônico especial que os cães poderão usar para se comunicar com os donos quando estiverem fora de casa. Detalhes sobre o incomum DogPhone foram . . .
A declaração de Elon Musk novamente atraiu a atenção da rede. O bilionário excêntrico, fundador da empresa espacial SpaceX e “Tecnocorrol Tesla” Elon Musk mais uma vez intrigou a rede com seu post no Twitter. Desta vez, ele respondeu a . . .